A estudante Raquel Fernandes, de 16 anos, confundiu o filme “Up: Altas Aventuras” com o programa “Altas Horas” ao tentar demonstrar repertório cultural na redação do Enem, em João Pessoa. Um vídeo em que ela e o namorado conversam sobre o assunto já alcançou mais de 700 mil visualizações no Instagram.
Após o fim da prova, a estudante percebeu, ao conferir o caderno, que trocou o nome do filme. O namorado, o estudante Júlio Inglês, de 18 anos, decidiu fazer um vídeo contando o caso e publicar nas redes sociais.
"Eu esperei três horas para ela pegar o caderno, que eu saí cedão. Aí ela fez: 'Deixa eu ler minha redação para tu... não tem aquele filme do velhinho do balão? 'Altas Horas'. Era 'Up: Altas Aventuras', ela botou 'Altas Horas'", diz Júlio no vídeo, enquanto Raquel ri.
Casal fez prova do Enem no mesmo local — Foto: Arquivo pessoal/Júlio Inglês
Raquel e Júlio fizeram o Enem no mesmo local de prova. Ela pela primeira vez. Os dois querem cursar uma graduação na área da saúde, primordialmente medicina. Ao g1, a candidata relatou que percebeu o equívoco somente após o fim da prova e que ficou desesperada.
“Eu achei que tinha ido muito bem na redação, até ir contar feliz pro meu namorado, até ele dizer que o nome do filme era “Up: Altas Aventuras” e não “Up: Altas Horas”, na hora ele entrou em uma crise de riso e eu fiquei desesperada”, disse Raquel.
Professora de redação tranquiliza
Apesar da confusão, se o candidato fez a contextualização correta entre o tema e a obra, errar o nome do filme ou livro não prejudica a nota da redação, de acordo com a professora de redação Lorena Leon.
“Não há nada que possa penalizá-la dentro dessa perspectiva se ela tiver feito uma contextualização que vai ao encontro do enredo do filme”.

/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/Q/2/d7jF4cSPWIpiYizEN29Q/raquel-e-julio.jpeg)