Processo seletivo de Pedra Lavrada é alvo de investigação por suspeita de irregularidades

Um processo seletivo simplificado realizado pelo município de Pedra Lavrada está sendo alvo de inquérito civil do Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB), instaurado nesta segunda-feira (21), através da Promotoria de Justiça de Picuí, por possíveis violações dos princípios constitucionais da publicidade, isonomia, impessoalidade e moralidade administrativa.

A instauração do inquérito é baseada em informações recebidas pela Ouvidoria do MPPB que apontam falta de ampla divulgação dos editais, com publicação restrita ao Diário Oficial do município e prazo de inscrição de apenas dois dias, com atendimento presencial limitado a quatro horas diárias.

Outros pontos incluem a ausência de critérios objetivos de avaliação, como provas de conhecimento, utilizando-se apenas análise curricular e entrevista, o que pode indicar subjetividade e direcionamento. Há também a suspeita de possível favorecimento de pessoas já contratadas ou com vínculo com a gestão municipal, em detrimento dos princípios do concurso público e da isonomia.

O Ministério Público enfatiza que, caso comprovados, os fatos narrados podem configurar lesão ao patrimônio público e social e aos princípios basilares da Administração Pública, legitimando a atuação do órgão através de um instrumento investigatório para a colheita de provas.

Como diligências iniciais, o MPPB determinou a remessa do extrato da portaria para publicação por meio eletrônico e a manutenção dos autos na Secretaria da Promotoria, aguardando as respostas aos ofícios expedidos ao gestor Tota Guedes (União Brasil). O inquérito é assinado eletronicamente pelo Promotor de Justiça Arthur Magnus Dantas de Araújo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

em baixo da noticia

As Notícias de Soledade-PB e Região !
As Notícias de Soledade-PB e Região !