Trump convida Lula para integrar ‘conselho de paz’ em Gaza



O presidente Lula foi convidado pelo presidente dos EUA (Estados Unidos), Donald Trump, para integrar o chamado conselho de paz que vai discutir a reconstrução da Faixa de Gaza, no Oriente Médio.

O que aconteceu UOL confirmou com fontes do Itamaraty que o convite foi feito para o presidente brasileiro. O Palácio do Planalto ainda não confirmou se Lula aceitará participar do colegiado, que será comandado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Objetivo do órgão, segundo Trump, é supervisionar a administração da região temporariamente e auxiliar na reconstrução da área, que foi devastada após uma série de ataques militares de Israel.

Convite foi encaminhado à embaixada brasileira em Washington. O presidente da Argentina, Javier Milei, também foi convidado e postou em suas redes sociais um registro do convite. Outros políticos conhecidos como o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e o ex-primeiro ministro da Inglaterra, Tony Blair, também devem compor o colegiado.

Conselho foi anunciado ontem por Trump. Iniciativa faz parte do pacote de medidas previstas no plano dos EUA para encerrar o conflito em Gaza. Após atuação do governo americano, Israel e Hamas cessaram conflito que ocorria na região.

Convite é mais uma iniciativa que reforça a retomada das relações entre EUA e Brasil após o fim de parte do tarifaço imposto a alguns produtos. Governo brasileiro conseguiu derrubar tarifas extras para itens como café e carnes após conversas entre Lula e o presidente americano. EUA também retiraram o nome de Alexandre de Moraes e de sua esposa da lista de sancionados pela Lei Magnitsky, legislação criada para punir internacionalmente acusados de violar direitos humanos.

UOL

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

em baixo da noticia

As Notícias de Soledade-PB e Região !
As Notícias de Soledade-PB e Região !