Neste mome, 75% dos açudes localizados no estado da Paraíba estão com o nível de água abaixo da metade, ou seja, em situação de insegurança hídrica. Em alguns desses casos, os reservatórios estão completamente vazios.

Conforme dados da AESA (Agência Estadual de Gestão das Águas), em todo o estado, dois açudes estão sangrando, ou seja, já ultrapassaram sua capacidade total de armazenamentSão eles o Poções e São José. Além disso, 20 açudes estão com volume de água entre 70% e 100% da sua capacidade total e 12 estão em normalidade, ou seja, de 50% a 70%.
Na contramão desses dados, temos 36 reservatórios em observação, com volume de água entre 20% e 50%, ainda 20 em estado de atenção, ou seja, com 10% a 20% do volume total. O mais grave é que 46 deles estão com volume abaixo de 10%, alguns completamente vazio, como o Sabonete, Jeremias, Gurjão e Caraibeiras.
LEIA MAIS
O que são açudes ou reservatórios hídricos?
Um açude é uma barragem ou reservatório artificial construído para reter águas pluviais (da chuva) ou de rios, comum em regiões secas, como o Nordeste brasileiro, para garantir abastecimento durante estiagens. Estruturado com terra, alvenaria ou concreto, ele armazena água para irrigação, consumo animal, humano e, às vezes, geração de energia.


