Lula anuncia isenção de visto a cidadãos chineses

 



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a isenção de visto para algumas categorias de vistos de curta duração a cidadãos chineses, em reciprocidade à política adotada pela China desde 2025. A decisão foi comunicada ao presidente chinês, Xi Jinping, durante telefonema realizado na noite de quinta-feira (22). Segundo nota do Palácio do Planalto, a medida está inserida no contexto da ampliação da cooperação bilateral em áreas consideradas de “fronteira do conhecimento”.

Desde 1º de junho de 2025, cidadãos brasileiros passaram a ser incluídos na política unilateral de isenção de vistos da China, inicialmente válida por um ano e posteriormente estendida até 31 de dezembro de 2026. A iniciativa chinesa também contempla outros países sul-americanos, como Argentina, Chile, Peru e Uruguai, além de diversas nações europeias, Japão e Coreia do Sul. Portadores de passaportes comuns desses países podem permanecer na China por até 30 dias sem visto para fins de turismo, negócios, visitas, intercâmbios ou trânsito.
O telefonema entre Lula e Xi Jinping durou cerca de 45 minutos e abordou o fortalecimento das relações bilaterais desde a visita do presidente chinês ao Brasil, em novembro de 2024, quando foi anunciada a Comunidade de Futuro Compartilhado Brasil-China. Os dois líderes destacaram convergências em projetos de desenvolvimento, especialmente nas áreas de infraestrutura, transição ecológica e tecnologia, além de reiterarem o compromisso com o multilateralismo, o fortalecimento das Nações Unidas e a cooperação entre países do Sul Global.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

em baixo da noticia

As Notícias de Soledade-PB e Região !
As Notícias de Soledade-PB e Região !