João Almeida diz que vandalismo contra câmeras do Smart City é feito por facções criminosas: "a gente já esperava"

 

O secretário de Segurança Urbana e Cidadania de João Pessoa, João Almeida, afirmou que as ações de vandalismo contra as câmeras do projeto de monitoramento ‘Jampa Smart City’ são realizadas por membros de facções criminosas. Como observou o ClickPB, em entrevista ao programa Arapuan Verdade, o secretário explicou que já foram instalados mil equipamentos. Eles contam com inteligência artificial.

“Queria dizer para a população ficar tranquila. Nós já instalamos mais de mil câmeras com inteligência artificial, reconhecimento facial, de circulação de veículos e a gente tem percebido alguns pontos de vandalismo em situações específicas ligadas às facções criminosas. Ligadas ao crime organizado”, explicou.

Para João, “o recado foi dado à população” pois a prefeitura seguirá instalando mais equipamentos e a população pode auxiliar por meio de denúncias anônimas.

“Isso é um patrimônio nosso. Do povo de João Pessoa. Então, assim como a guarda metropolitana e as demais polícias, a gente está coibindo, indo atrás de acabar com isso aí. A população também pode denunciar, também pode se acostar. E dizer a você que está destruindo nossas câmeras, você que é da facção criminosa, eu quero dizer que você não vai ganhar da segurança. A cada câmera destruída, a gente vai colocar duas no local”, disse na Arapuan FM.

Quais locais tiveram mais câmeras destruídas?

Conforme o secretário, os locais que tiveram mais câmeras destruídas ficam em regiões com as facções. Alguns dos equipamentos ficavam próximos a pontos de venda de drogas e até mesmo escolas. Segundo Almeida, as ações criminosas já eram esperadas pelas forças de segurança.

As áreas críticas são exatamente os pontos que a gente vê perto de escolas, onde tem a venda de drogas, em algumas comunidades dominadas por facção. São pontos quentes que não são novidade na cidade de João Pessoa. Que são mapeados pelas polícias e pela guarda metropolitana e a gente já esperava isso. Que pudesse ter algum tipo de reação”, detalhou.

Ação conjunta e recado ao crime organizado

vereador, joao almeida
Vereador João Almeida – Foto: Juliana Santos/CMJP

João Almeida explicou que estão sendo desenvolvidas ações de colaboração com outros órgãos da segurança, como Polícia Civil e Polícia Militar, além do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público. Segundo o secretário, mesmo com o racha político entre as gestões do estado e do município, há parcerias na segurança.

“Estamos prendendo essas pessoas, estamos conduzindo à delegacia. Nós estamos muito alinhados com o Gaeco, o Gaeco está monitorando isso conosco. O Gaeco tem se empenhado no combate às facções criminosas na cidade de João Pessoa, tem sido nosso parceiro. E eu confio muito que, com essa parceria com o Gaeco, com a polícia civil, a guarda e com as demais polícias, a gente vai sim ganhar essa guerra”, declarou.

Também na entrevista à Arapuan FM, João disse que “o mal não vai vencer o bem” e mandou um recado para o crime organizado: “vão destruir uma, a gente coloca duas ou três no local”.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

em baixo da noticia

As Notícias de Soledade-PB e Região !
As Notícias de Soledade-PB e Região !