Infiltrado nos bastidores da efervescente política de Santo André, no Cariri da Paraíba, CHUPA CABRA apurou que o médico e ex-prefeito, dr Marinho Herculano (2001 – 2008) e a sua filha, a também ex-prefeita, Silvana Marinho (2013 – a maio de 2020), não pretendem votar nos candidatos a deputado (Estadual e Federal), apoiados pelo atual prefeito, Edglei Amorim (Progressistas).
Edglei apoia as reeleições de Chico Mendes (PSB) e Aguinaldo Ribeiro (Progressistas), para Estadual e Federal, respectivamente.
Porém, dr Marinho e Silvana, não devem seguir a orientação do chefe do executivo e, conforme CHUPA CABRA, apoiarão isoladamente o nome do também médico e deputado Estadual, dr Romualdo Quirino (MDB), juntos com o presidente da Câmara, Leandro Santos (MDB).
Pai e filha vivem as turras na surdina com o atual prefeito, e nunca engoliram o fato de Edglei, ao se eleger prefeito pela primeira vez, em 2020, assumir uma postura independente em relação a família Marinho e formar o seu próprio grupo político, abrindo caminho para uma reeleição bastante tranquila, em 2024, ao obter mais de 65% dos votos, muito diferente de 2020, por exemplo, quando venceu o pleito com apenas 7 votos de maioria.
Com a atuação de Edglei, tanto na política como na gestão, realizando obras, juntando quase todo mundo e promovendo o desenvolvimento, dr Marinho e Silvana, se viram isolados e perdendo espaço perante a população.
Chegaram, inclusive, a ensaiar um racha em 2022, mas como não conseguiram adeptos, recuaram e, a contragosto, meteram o “rabo entre as pernas” e decidiram votar em Chico Mendes e Aguinaldo Ribeiro, para não perderem as benesses que ainda mantinham no Governo.
Porém CHUPA CABRA ainda flagrou uma conversa entre dr Marinho e Chico Mendes, quando o médico teria solicitado ao então candidato a deputado Estadual, benesses financeiras em troca de apoio político em outros municípios onde ele trabalhava como médico.
Mas Chico Mendes não caiu na conversa fiada do ex-prefeito e disse a ele que só trabalhava levando obras para os municípios em parceria com os prefeitos.
Por isso, apesar de, publicamente, acompanhar a orientação de Edglei, em 2022, a família Marinho não se empenhou na campanha e teria feito corpo mole na pedida de votos, principalmente para Chico Mendes, que recebeu 1.039 votos no município, enquanto Aguinaldo foi votado por 1.089 pessoas.
Ou seja, uma fonte que pertence ao primeiro escalão da articulação política do grupo de situação, segredou ao CHUPA CABRA que tem quase certeza que esses 60 votos a menos que Chico Mendes teve em Santo André, podem ter sido justamente a família Marinho que não votou nele.
A agitada política de Santo André está em ebulição com as conversas de bastidores tomando conta das rodas de conversas em todos os cantos do município, e a certeza de que dr Marinho e Silvana não votam nos candidatos apoiados pelo prefeito para deputado Estadual e Federal.
