Um homem investigado como um dos líderes de uma facção criminosa no interior da Paraíba atuava como guarda municipal na cidade de São Vicente do Seridó, no Serídó do estado. A informação foi confirmada pelo delegado Renato Leite, da Polícia Civil, um dos responsáveis pela Operação Libertas, que investiga a atuação de um grupo criminoso ligado ao tráfico de drogas, assaltos e homicídios na região.
Segundo a Polícia Civil, o homem havia sido afastado da Guarda Municipal do município de São Vicente do Seridó após ser condenado por assalto a banco em 2022, mas foi recontratado em 2025 para o mesmo cargo, sob a justificativa de “excepcional interesse público”.
O g1 entrou em contato com a Prefeitura de São Vicente do Seridó para esclarecer os motivos da recontratação e saber se o servidor permanece vinculado à administração municipal, mas não obteve retorno até a última atualização desta matéria.
Ainda de acordo com as investigações, o suspeito é apontado como um dos chefes de facção criminosa nas cidades de Cubati e São Vicente do Seridó, além de ser considerado mandante de diversos homicídios na região.
Entenda a operação
Adolescente foi levado para a Central de Polícia Civil, em Campina Grande, após mãe o levar à PM para confessar ato infracional — Foto: Reprodução/TV Paraíba
A Operação Libertas, deflagrada pela Polícia Civil da Paraíba, teve como objetivo desarticular uma facção criminosa que atua em municípios do Curimataú e do Seridó paraibano. Durante a ação, foram cumpridos mandados de prisão temporária e de busca e apreensão contra investigados envolvidos com tráfico de drogas, assaltos e um homicídio ocorrido em abril deste ano.
De acordo com a Polícia Civil, o grupo vinha sendo monitorado há meses e possui ramificações em outras cidades do estado.
As investigações apontam que o conjunto de crimes era coordenado por integrantes que alternavam funções dentro da estrutura da organização, incluindo o servidor público de São Vicente do Seridó.

/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/K/p/OKjzFBTvuYueaEurtyMw/vlcsnap-0295-05-11-10h49m30s003.png)