Hoje (25/11), a Gestão Municipal de Soledade realizou o I Fórum Comunitário do Selo UNICEF, marco inicial da edição 2025-2028 da iniciativa que fortalece políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes.
O encontro representou um momento de integração, planejamento e participação social, reunindo autoridades, equipes técnicas, representantes de conselhos, adolescentes do NUCA e a comunidade.
A mesa de autoridades foi composta pelo prefeito Miranda Neto, acompanhado da primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Humano e Social, Maria José de Miranda; pela vice-prefeita Adriana Caetano; pelo vereador Leno Garcia que representou o presidente da Câmara Municipal, Ribeiro Jr.; pela secretária de Educação e Cultura, Andréa Berto; pelo secretário de Saúde, Flávio Miranda; além da articuladora do Selo UNICEF, Amanda Gouveia; da presidente do CMDCA, Cecília Nóbrega; representantes do NUCA; presidente do Conselho Municipal de Assistência Social e chefe de Gabinete, João Trigueiro, e representantes do Conselho Tutelar. O vereador Garibalde Goés, secretários municipais, representantes da Guarda Civil Municipal e demais autoridades também prestigiaram o encontro.
O Fórum é a primeira etapa estratégica da jornada rumo à certificação, onde foi realizado um diagnóstico participativo, definidas prioridades e validado o Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes. Além de apresentado o Plano de Participação Cidadã dos Adolescentes (PPCA), conduzida por representante do NUCA, e, em seguida, com a apresentação da agenda transversal do Plano Plurianual (PPA), realizada pela articuladora do Selo UNICEF, Amanda Gouveia.
Os membros do NUCA, acompanhados pelos mobilizadores Thayná Araújo (Saúde e Nutrição), Anchieta Albuquerque (Educação), Célia Garcia (Proteção Contra as Violências), Cecília Nóbrega (Água, Saneamento, Higiene e Resiliência Climática), Márcia Régia (Proteção Social), Andreza Brito (Equidade Étnico-Racial) e Janeide Costa (Mobilização dos Adolescentes), apresentaram os sete resultados sistêmicos do Plano de Ação Municipal 2025-2028.
Foi um momento crucial para o início da construção coletiva e fortalecimento das políticas públicas para as crianças e adolescentes de Soledade.
PMS/ASCOM