Lula dá aval para governo estudar fim da obrigatoriedade de autoescola para tirar CNH

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou, nesta quarta-feira (1º), que o governo estude o fim da obrigatoriedade de frequentar autoescola para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A medida tem como objetivo reduzir o custo do documento e ampliar o acesso dos brasileiros à habilitação.

A informação foi confirmada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, que anunciou que a partir desta quinta-feira (2) será aberta uma consulta pública de 30 dias para ouvir a população sobre o tema.

“A obrigatoriedade de autoescola criou um sistema excludente e as pessoas dirigem sem carteira, o que é o pior dos mundos. O presidente Lula está tomando uma decisão importante, porque o que o Brasil tem hoje é exclusão”, afirmou o ministro.

Renan comparou a exigência atual à obrigatoriedade de cursinhos particulares para que estudantes consigam prestar vestibulares em universidades públicas, defendendo que a regra acaba limitando o acesso da população de baixa renda.

De acordo com o Ministério dos Transportes, a proposta em análise prevê que instrutores autônomos, previamente aprovados em prova organizada pelo governo federal, possam aplicar as aulas teóricas e práticas exigidas para a CNH. A mudança, caso aprovada, será regulamentada por meio de resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Com Folha de São Paulo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

em baixo da noticia

As Notícias de Soledade-PB e Região !
As Notícias de Soledade-PB e Região !