Cícero Lucena, prefeito de João Pessoa, é alvo de inquérito da PF por suspeita de ligação com facção criminosa nas eleições em 2024
Decisão do juiz Bruno Teixeira de Paiva, no âmbito do TRE-PB, aponta indícios para que se investigue o prefeito Cícero Lucena por envolvimento com facção nas eleições municipais.
Por g1 PB
Cícero Lucena, prefeito de João Pessoa, é alvo de inquérito da PF por suspeita de ligação com facção criminosa nas eleições — Foto: Sérgio Lucena/Arquivo Pessoal
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, é alvo de um inquérito da Polícia Federal para apurar a suspeita de ligação dele com uma facção criminosa no processo das eleições municipais de 2024. A abertura do inquérito foi confirmada pela Polícia Federal ao g1, nesta terça-feira (28). A investigação está em segredo de Justiça.
No despacho do juiz-relator Bruno Texeira de Paiva, no Tribunal Regional da Paraíba (TRE-PB), que o g1 teve acesso, ele atende a um pedido do Ministério Público Federal (MPF), na seção da Procuradoria Regional Eleitoral na Paraíba (PRE-PB), para que a PF investigue o atual prefeito por essas possíveis ligações que visavam interferir nas eleições do ano passado.
Em nota enviada à Rede Paraíba de Comunicação às 6h40 desta quarta-feira (29), a defesa de Cícero Lucena diz que o prefeito está à disposição das autoridades para qualquer esclarecimento, "por confiar na verdade, na Justiça e na transparência de sua vida pública, se submetendo ao maior julgamento que um político pode passar - o processo eleitoral".
Assinado ainda em agosto, o documento do juiz reconhece que não há elementos suficientes para uma denúncia formal contra Cícero Lucena, mas o conjunto de provas apresentados pela PRE-PB "ultrapassam o campo da mera suspeita", o que torna a investigação necessária.
"Os diálogos apresentados (pelo MPF), conquanto sugestivos, permanecem na esfera do indiciário, carecendo da consistência probatória que a denúncia exige para legitimar-se. No entanto, esses mesmos elementos não obstam (pelo contrário, autorizam) a necessidade de continuidade das investigações", diz trecho.

/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/F/y/RnOAjXTrmu32T8JQGv5A/cicero-lucena-1-.png)