A abertura de pequenos negócios no território paraibano soma a quinta maior variação em percentual do país entre os meses de janeiro a agosto deste ano, comparado ao mesmo período do ano anterior.
O crescimento consta no resultado de um levantamento divulgado pelo Sebrae, que considera o registro de novos empreendimentos e destaca o estado com o número de 25,5%. No Brasil, a média observada neste período é de 20,4%.
Conforme os dados, à frente da Paraíba aparecem apenas os estados do Amazonas (36,5%), Piauí (29,4%), Ceará (29,1%) e Sergipe (26,5%). Para a gerente da Unidade de Gestão Estratégica e Monitoramento do Sebrae/PB, Ivani Costa, o indicativo positivo reflete uma combinação de fatores.
“De um lado, essa realidade é influenciada pelo dinamismo da economia estadual, que mostra sinais de movimento em áreas como serviços, comércio e construção civil, impulsionados pela interiorização do consumo e por novos polos de desenvolvimento. De outro, há um movimento muito forte de pessoas que identificaram oportunidades no mercado local e passaram a empreender como alternativa de gera&cced il;ão de renda, autonomia e realização pessoal”, explica.
Ivani Costa enfatiza ainda que, em estados como a Paraíba, onde a cultura empreendedora tem se consolidado cada vez mais, o crescimento de 25,5% se traduz tanto na capacidade de resposta às mudanças do cenário econômico, quanto pela confiança dos empreendedores paraibanos em transformar ideias em negócios concretos.