Mesmo ainda distante, a eleição de 2026 já expõe a falta de unidade da oposição em Soledade. Em vez de marchar junto, cada vereador e liderança segue caminhos diferentes na definição de apoios para deputados federal e estadual.
O vereador Netinho de Joaninha anunciou apoio ao secretário de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra (PSB), para deputado federal, e ao ex-prefeito de Lagoa Seca, Fábio Ramalho (PSDB), para estadual.
Por sua vez, o vereador Garibaldo Góis se alinhou aos irmãos Galdino, ambos do Republicanos: Murilo Galdino, que deve buscar a reeleição como deputado federal, e Adriano Galdino, presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, pré-candidato a deputado estadual.
Já a vereadora Vânia Leal tem adotado postura mais cautelosa. Até agora, apenas declarou apoio ao deputado federal Wellington Roberto (PL), sem revelar posição em relação ao estadual.
Enquanto isso, o grupo do ex-prefeito Ivanildo Gouveia mantém fidelidade ao deputado federal Hugo Mota (Republicanos), a quem credita apoio fundamental na campanha municipal de 2024.
Nos bastidores, também circula o rumor de que o ex-prefeito Flavinho deverá anunciar apoio a Hugo Mota para federal, mas até o momento nada foi oficializado.
A multiplicidade de alianças deixa claro que a oposição em Soledade ainda não conseguiu unificar forças, correndo o risco de chegar enfraquecida e dividida ao pleito de 2026.